domingo, 18 de novembro de 2012

Consequências


Ao final do conflito, o Paraguai estava arrasado: 90% dos homens e 55% das mulheres haviam morrido. De seus 800mil habitantes, restavam apenas 194 mil. As terras pertencentes a pequenos produtores foram vendidas  a estrangeiros, que começaram a cobrar para que os antigos donos pudessem trabalhar nelas.
A guerra também gerou um custoso endividamento do Paraguai com o Brasil. Essa dívida foi perdoada por Getúlio Vargas, quase meio século depois. Mas os encargos da guerra e as necessidades de recursos financeiros levaram o país à dependência de capitais estrangeiros.
A Guerra do Paraguai também afetou o Brasil. Economicamente, o conflito gerou muitos encargos e dívidas que só puderam ser sanados com empréstimos estrangeiros, o que fez aumentar nossa dependência em relação às grandes potências da época (principalmente a Inglaterra) e a dívida externa. Não obstante, o conflito armado provocou a modernização e o fortalecimento institucional do Exército brasileiro.
Com a maioria de seus oficiais comandantes provenientes da classe média urbana, e seus soldados recrutados entre a população pobre e os escravos, o exército brasileiro tornou-se uma força política importante, apoiando os movimentos republicanos e abolicionistas que levaram ao fim do regime monárquico no Brasil.



Um comentário:

  1. Gostaria de assistir ao documentário sobre a Guerra do Paraguai... O que houve com o vídeo??? Foi censurado???

    ResponderExcluir