sábado, 17 de novembro de 2012

Inglaterra: principal vencedor da guerra

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio.


Mas o principal vencedor da guerra foi a Inglaterra, que manteve o domínio econômico sobre a região sem se envolver na luta. Brasil e Argentina conseguiram as terras pretendidas- 140 mil km2, mas aumentaram sua dependência em  relação a Inglaterra.
Os empréstimos brasileiros subiram gradativamente, passando de 3 milhões de libras em 1871 para quase 20 milhões em 1889. Para o governo de dom Pedro II, significaria ainda o declínio de sua popularidade e o aumento da oposição, com movimentos abolicionistas e republicanos ganhando as ruas.oio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário