segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Contextualizando

A Guerra contra Aguirre foi um conflito ocorrido em 1864 entre o Brasil e o Uruguai. O conflito se iniciou quando Aguirre, governante do Uruguai e líder do Partido Blanco , organizou várias invasões contra o território gaúcho que estava cheio de fazendeiros criadores de gado.
Diante deste fato, o governo brasileiro buscou intrometer-se na política uruguaia contra Aguirre a fim de proteger o território gaúcho. O exército brasileiro, em face da invasão do Uruguai, invadiu seu território em março de 1864 .Assim essa intervenção armada pôs fim na guerra civil uruguaia, depondo o presidente Atanasio Aguirre, e empossando seu rival Venancio Flores.
Solano Lopez presidente do Paraguai temendo que o Império Brasileiro e a Republica Argentina desmantelassem os países menores do extremo sul da America do Sul, o temor de Solano o fez aprisionar o barco a vapor brasileiro Marques de Olinda, que transportava o presidente da província de Mato Grosso, mas que o governo paraguaio suspeitava que contivesse armas. Seis semanas depois, o Paraguai invadiu o Mato Grosso. Antes da intervenção brasileira no Uruguai, Solano López já vinha produzindo material bélico moderno, em preparação para um futuro conflito.Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário